Implantação de sistema ERP: conheça as etapas e por que implantar
A implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma decisão estratégica para uma empresa, considerando que, através dela, é possível integrar todas as áreas de uma empresa em um único sistema e melhora a gestão de informações e processos.
Entenda melhor como acontecem as etapas da implantação e as razões pelas quais é tão importante no conteúdo abaixo:
Mapeamento de demandas
Antes de iniciar o processo de implantação de um sistema ERP, é fundamental realizar uma análise das necessidades do seu negócio. Com essa análise, é possível identificar as áreas da empresa que precisam passar por mudanças e melhorias, os objetivos da empresa com esse investimento e as características do sistema necessárias para atender às suas demandas.
Escolha do sistema ERP
O segundo passo é escolher o sistema ERP ideal, nisso, faz-se importante optar por um sistema intuitivo, que possa ser integrado com os demais sistemas já utilizados em sua empresa, que seja escalável e que ofereça suporte técnico adequado.
Treinamento para usar o ERP
Antes da implantação, é essencial que a equipe da empresa esteja capacitada para usar o sistema ERP. Dessa forma, é recomendável a realização de treinamentos para garantir que todos saibam usar o sistema com eficiência.
Configuração e customização
O momento de configuração e personalização é quando o sistema ERP irá se adequar e se moldar as necessidades do negócio. Isso inclui a definição de processos, a configuração de módulos e a customização de relatórios.
Teste e validação
Realizar testes e validações será imprescindível para assegurar que o sistema está funcionando corretamente. São esses testes que permitirão identificar problemas e corrigi-los antes do início das operações.
Empresa de software ERP
A Belt Sistemas oferece soluções personalizadas para atender às demandas específicas da sua empresa. Entre em contato agora mesmo e confira mais sobre o Safer ERP.